quarta-feira, 3 de abril de 2013

Os reles de actuação

Depois de uma tarde de trabalho cá está o resultado. Os relés de atuação já se encontram prontos a instalar no carro. Com o respetivo esquema elétrico
O sistema aqui mostrado teve de ser criado, pois o Arduino não consegue comutar os relés de atuação, onde serão cortadas as linhas de emergência no carro.
Uma breve descrição do sistema este é constituído por 1 optocoupler, resistências, 3 díodos e 3 relés.
O optocoupler é um componente que permite comutar com circuito de tensão e corrente mais elevada com outro com tensão e corrente mais reduzida, como se trata de um comutador ótico os circuitos ficam totalmente isolados evitando altas tensões do sistema de sinais, que poderiam danificar o sistema.
As resistências servem para baixar o potencial da saída do Arduino, pois o optocoupler tem de ser alimentado com uma tensão de 1.2V enquanto a saída do Arduino tem 5V assim teve de ser fazer um divisor resistivo para fazer cair a tensão para os 1.2V, com uma simples conta e utilizando a lei de Ohm V=RI, sabendo que I=15mA e que temo de fazer cair a tensão 3.8V, temos de usar uma resistência de 253 Ohm.
Em relação aos díodos IN400 apenas estão na montagem para garantir que as correntes residuais da bobine quenao esta é comutada nao retornam para o optocoupler

Nenhum comentário:

Postar um comentário