quinta-feira, 25 de abril de 2013

Etapa final do E-Stop

Com uma semana de correções finais aplicadas ao sistema até aqui criado, e passando alguma soluções temporárias, que tinham sido implementadas para testes, a definitivas, posso afirmar que depois de um teste exaustivo no carro(que terá lugar na segunda feira) esta parte da minha dissertação se pode considerar concluída.

Assim o sistema final tem o seguinte aspeto:

Comando de atuação remota para o utilizador, sendo que o E-stop pode ser removido do comando, e ser atuado por outro utilizador








Sistema a ser implementado no carro, na parte superior do Shield estão instalados os relés de atuação, já descritos num post anterior, por baixo desse shield encontra-se um shield de fixação para o Xbee.
O sistema a ser instalado no carro contém 2 linhas independentes de atuação, uma linha onde serão ligados 3 led's para ser possível ao utlizador saber em que estado se encontra o sistema quando instalado no carro, a outra linha irá atuar alguns sistemas do Atlascar.

A atuação no veiculo será feita sobre a alimentação do motor e sobre uma linha, já existente, que ativa a emergência no PLC obrigado à imobilização do veículo, com o acionamento do sistema de travagem e recolha da embraiagem. Assim os relés serão colocados em série nos sistemas já implementados obrigando a um duplo sistema de segurança, só será possível colocar o veículo em movimento estando o sistema de E-stop instalado e a funcionar no carro, e também no caso de falha do sistema de E-stop, o veiculo é imobilizado, isso acontece porque os relés instalados no sistema de atuação são do tipo NO(Normally Open), ou seja, têm de ser alimentado para fechar o circuito caso contrário será interrompido.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário